Seguidores

terça-feira, 22 de junho de 2010

A JABULANI É COISA DE SÃO MIGUEL


         A primeira bola Jabulani do mundo foi do glorioso Esporte Clube São Miguel Arcanjo, nos Anos 40 do século passado. Uma criação do sapateiro Mingo Terra, feita com o couro de um boi velho do Anibal Coelho.
         Pediram ao Padre Chico que lhe desse um nome. Ele sugeriu Viçosa. Acharam que era nome de vaca. Ficou Vesga Louca.
         Por que um nome desses? Vesga Louca?
         Por causa do efeito que ela pegava, um efeito estranho e retardado. Nas cobranças de faltas perigosas ou nos penaltis a favor, nos jogos realizados em São Miguel Arcanjo, a bola era imediatamente colocada em campo no lugar da outra. Cuidavam dessa operação rápida e sorrateira um ou mais integrantes de um comitê criado especialmente para tanto e que Gijo Válio e Milton Sewaibricker dirigiam quando estavam um pouco bêbados.
         Então, acontecia o seguinte: na cobrança do penalti ou da falta o chute era propositadamente fraquinho (só os jogadores de São Miguel conheciam o segredo), o goleiro fazia a defesa e quando todo importante quicava a bola no chão, ela pegava efeito e entrava no gol. Efeito retardado.
         Pilar do Sul era o maior freguês da Vesga Louca, a primeira Jabulani do mundo.
 (Miguel Arcanjo Terra)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ATAQUE DE ISRAEL PROVOCA PROTESTOS E DESPERTA CRÍTICAS EM TODO O MUNDO

        
O ataque de militares israelenses que matou pelo menos dez ativistas e deixou outros trinta feridos que tentavam levar ajuda para a Faixa de Gaza provocou protestos e críticas da Organização das Nações Unidas, da União Europeia e de diversos países que apoiavam a missão humanitária. O governo turco convocou seu embaixador em Israel. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia classificou a ação israelense como inaceitável, advertindo para possíveis "conseqüências irreparáveis" para as relações entre os dois países.


          Gaza é hoje um enorme campo de concentração, só entra e sai o que o governo de Israel permite. A intenção de Israel é tornar a vida ali insuportável e por fim anexar o território expulsando os palestinos definitivamente. A operação poderá durar anos, os judeus são persistentes e sabem jogar a longo prazo.
         O (covarde) ataque ocorreu às 04h00minh em águas internacionais e os soldados israelenses acabaram matando pessoas inocentes e desarmadas. A cobertura dos EUA afronta a tudo o que se imagina razoável, sendo contrário a qualquer resolução da ONU. Israel sistematicamente descumpre a legislação internacional, não assina acordos multilaterais e faz o que quer sem qualquer tipo de problema ou sanção.


         Em comunicado, o exército de Israel afirma que os suprimentos poderiam ser enviados à Gaza legalmente por meio do seu território. O que não é verdade, pois até sem água os palestinos estão. Não existe como fazer chegar suprimentos à Gaza, as fronteiras estão fechadas pelo exército judeu e as condições ali são precaríssimas. Israel tem permitido a entrada de 15 mil toneladas de suprimentos de ajuda humanitária a Gaza a cada semana, o que segundo a ONU é menos de um quarto do necessário.
         O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse na segunda-feira (31) que dá seu "total apoio" ao Exército de Israel.


“O que estamos vendo no Oriente Médio, é uma nação (Israel) sacrificando sua história para garantir sua geografia à custa de um repugnante e desproporcional revide que pode ser medido pelo número de crianças assassinadas”.