Seguidores

sábado, 22 de maio de 2010

FAÇA VALER O FICHA LIMPA


O senado aprovou na última quarta-feira, dia 19, o projeto Ficha Limpa, que impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves após decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz). A inelegibilidade será de oito anos após o cumprimento da pena.

O Ficha Limpa é um projeto de iniciativa popular que recebeu 1,6 milhão de assinaturas e foi apresentado ao Congresso em setembro do ano passado.

Porém, uma alteração no texto do Projeto aprovado pelo Senado, deixará candidatos conhecidos do cenário nacional – como Joaquim Roriz e Paulo Maluf – de fora da abrangência da Lei. No trecho sobre a concessão do registro, a expressão os que tenham sido condenados” foi substituído por “os que forem condenados”. Com isso, a regra só vai ser aplicada aos casos de candidatos condenados após a sanção da medida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, questiona-se se a Lei, uma vez sancionada pelo presidente da República, valeria para as eleições deste ano.

Sancionada ou não, valendo somente para “crimes futuros” ou não, o cidadão eleitor pode fazer valer a ideia original do Ficha Limpa. Simplesmente não reelegendo ninguém e dando um basta nos intermináveis “políticos profissionais”

Nas próximas eleições NÃO REELEJA NINGUÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário