Seguidores

sábado, 26 de setembro de 2009

Professora Míriam e Professor Waldemar



Professor Waldemar e Professora Miriam estiveram na semana passada em São Miguel Arcanjo na festa de confraternização dos formandos de 1977. Entre tantos, foram sem dúvida os mais festejados e cortejados. Passados tantos anos, ainda são lembrados e respeitados como os grandes mestres que por aqui passaram.
Lembro-me do professor Waldemar que mesmo durante o inverno rigoroso de São Miguel, estava sempre de camisa de mangas curtas e sem blusa. Não usava a lousa nem livros e quando entrava na sala de aula, trazia apenas a caderneta de chamada, nada mais. Ditava toda a matéria, andando de um lado para outro na sala.
Dona Miriam tinha sua sala particular, no final do corredor. Foi responsável pela minha única “apresentação pública” quando tive que cantar o hino da bandeira lá na frente de todos e sob a batida do lápis sobre a mesa marcando o compasso... Também deu aulas de violão. Certa vez disse para mim: “Você tem jeito. Sabe como empunhar o violão”. Foi o mais longe que cheguei em minha carreira musical!

3 comentários:

  1. Ao ver dois professsores da década de 70, sinto-me angustiada e ao mesmo tempo saudosa da epoca em que ser professor era algo valioso,pois havia respeito,consideração e principalmente admiração pelo MESTRE.Sou professora por amor e opção, contudo o que vejo hoje infelizmente é um verdadeiro descaso de alguns pais, alunos e até mesmo de órgãos que deveriam nos resguardar. Atualmente somos agredidos física e moralmente, única e exclusivamente pelo fato de querermos ensinar, o que nos preparamos para fazer. Creio que há uma total inversão de valores,fazendo parecer que somos criminosos e não queremos o bem de nossos alunos. Eis aqui um desabafo e ou apelo de uma professora.
    Fábia

    ResponderExcluir
  2. Tendo como recurso didático o grave de sua voz, além de sua capacidade é claro,Professor Valdemar tinha todas as atenções voltadas para ele.Despertava nos alunos um misto de medo e respeito e consequentemente o aprendizado de suas lições, muitas vezes comprovado através de experiências que fazíamos sob seu olhar penetrante(que me fazia tremer as mãos), contribuíndo para sermos o que somos, uma geração formada por pessoas com uma mentalidade além deste tempo presente.

    ResponderExcluir
  3. VC PAULO MERECEDOR , DE TD NOSSO RESPEITO , SEMPRE COM FOTOS , CRONICAS , FALANDO SOBRE SAO MIGUEL ARCANJO, ENTREI: VI , LI , AMEI TUDO , BJ EM SEU CORACAO ,QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE E SEMPRE.

    ResponderExcluir