Seguidores

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AGORA É LEI



          O movimento Sorocaba Sem Rodeios, através de diversas associações e ONG´s, viu coroar de êxito todo o seu esforço com a campanha de coletas de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
          Foi aprovada hoje na Câmara Municipal de Sorocaba a lei que proíbe a realização de rodeios na cidade. A lei proíbe os maus tratos e a utilização de animais em rodeios, vaquejadas e cavalhadas e outras coisas do tipo, o que significa um imenso avanço para Sorocaba, no que se refere ao tipo de sociedade que pretende ser, ainda mais para uma cidade que quer ser reconhecida como “cidade educadora”. Vale lembrar que em Sorocaba, a utilização de animais em circos já era proibida.
          Tenho esperança de que o exemplo de Sorocaba sirva de inspiração a outras cidades do país que estão empenhadas nessa empreitada de proibir nessas praças essa manifestação nefasta e desumana que é o rodeio. Seja através de passeatas, como em Piracicaba, Limeira, Jaguariúna ou até mesmo com movimentos como o que ocorreu em Osasco no mês passado cancelando um rodeio através de abaixo-assinado. Muitos movimentos semelhantes já ocorrem no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás.
          Não é mais aceitável que nós, seres humanos, utilizemos o sofrimento de outros animais como forma de divertimento. É preciso uma mudança de comportamento, condizente com todos os avanços que a civilização humana vem apresentando nas últimas décadas.
          Esse desenvolvimento da sociedade pode ser percebido no consenso que existe em relação aos maus tratos aos animais. Então, se a voz uníssona da sociedade já percebeu que não existe humanidade em maltratar outro ser vivo para uma pretensa diversão - e que justamente o que diferencia o ser humano é a capacidade de compaixão - já está na hora de avançar, de mudar os paradigmas e a mentalidade da sociedade.
          Está aí um bom exemplo a ser copiado pela nossa São Miguel Arcanjo. Quem sabe assim, na próxima "Festa da Uva", teríamos uma festa, no mínimo mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário