Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011

PARA ONDE ESTAMOS MARCHANDO ?


Todas as 12 pessoas presas no dia 16 de junho acusadas de envolvimento em fraudes em licitações e plantões no Conjunto Hospitalar de Sorocaba já estão livres, leves e soltos.

Nesses últimos dias, as denúncias sobre a quadrilha que atuava no CHS causaram profunda repulsa na sociedade. Não é para menos, pois a imagem que temos desses profissionais é a da dedicação permanente ao nobre ato de salvar vidas e minorar o sofrimento humano.

É revoltante imaginar que pessoas tiveram seus problemas de saúde agravados ou até mesmo vieram a falecer enquanto aguardavam horas ou até dias na fila por um atendimento que não aconteceu porque os “profissionais” responsáveis não apareciam, mas que recebiam seus contracheques no final do mês com os salários engordados pelas fraudes. (Estima-se que pelo menos 300.000 pessoas tenham sido prejudicadas pela falta de atendimento).

Um trecho do juramento médico diz: “Eu, solenemente, juro que a saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde a sua concepção. Faço estas promessas pela minha própria honra”.

Dizem que a corrupção no Brasil começou antes mesmo do nosso “descobrimento”, que teria sido obra de um “acerto” entre nações, já que a existência destas terras já era conhecida. De lá para cá, a corrupção no Brasil tornou-se endêmica, como a malária, a leishmaniose, a esquistossomose, a dengue,  a doença de Chagas, a Hanseníase, a tuberculose, a cólera e outras doenças simples de acabar, mas que têm no descaso da saúde e na corrupção generalizada suas principais causas.

Enquanto isso o povo faz marchas: "Marcha da Maconha", "Marcha das Vadias", "Marcha contra a Violência", "Marcha contra Belo-Monte", “Marcha contra a Homofobia”, “Marcha para Jesus”; marcha para tudo e esquece de exigir um basta de uma vez por todas neste câncer que consome nossa nação aos poucos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário