Seguidores

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FESTA DA UVA EM SÃO MIGUEL ARCANJO !?!



          Mais uma Festa da Uva se aproxima. Quais seriam as novidades deste ano? Na última vez, quando lá estive, tinha a competição de MotoCross, uma arena de rodeio, o parque de diversões e as barracas, algumas vendendo produtos do Paraguai. Um restaurante de comida japonesa e o barracão de exposição de frutas.
          Outro fato que me chamou a atenção foi que as atividades desenvolvidas no recinto (exposição, rodeio e MotoCross), eram totalmente distintas, desagregadas, sem interação entre elas. (se é que rodeio tem interação com alguma coisa).
          Isso me faz lembrar de algumas festas na região: A Festa do Vinho em São Roque, a Festa do Morango em Atibaia e da Alcachofra em Piedade. Em todas elas, as atividades secundárias estão apoiadas e diretamente calcadas no produto que é a atração principal de cada festa.
          Não tenho visto isso acontecer em nossa cidade. Muito pelo contrário. O que deveria ser o carro chefe da festa acaba ficando em segundo plano. A poeira e o barulho das motos incomodam quem está no restaurante ou no barracão das frutas. E o que dizer desse espetáculo deprimente que é o rodeio. Não consigo entender o por quê de incluir rodeio na festa da uva... Não sei qual é o valor investido pela prefeitura em cada um desses eventos, mas bem que poderia redirecionar esse investimento para que a “Festa da Uva” seja realmente a festa da uva. E que seja realmente melhor a cada ano. Melhor na estrutura, melhor na divulgação, melhor no acolhimento ao turista.
          Vamos deixar essa coisa medonha que é o rodeio fora da festa. Para diversão já existe o parque, as atrações musicais e outras coisas que podem ser utilizadas para esse fim. Não há a necessidade de se apresentar esse “espetáculo” deprimente chamado rodeio. Se não, estaremos mais uma vez na contramão da história. Enquanto mais e mais cidades (inclusive nos EUA) de onde se importou essa praga, proíbem a realização desse espetáculo desumano, temos em São Miguel esse evento associado à uma das principais, senão a principal, realização festiva da nossa cidade. Uma pena!
          E isso me faz pensar que a nossa querida São Miguel Arcanjo ainda procura a sua verdadeira vocação... O título de “Capital da Uva Itália” uma vez sonhado e idealizado lá nos anos 70, perde força, a medida que cidades vizinhas, como Pilar do Sul, por exemplo, ganham terreno. Talvez seja apenas uma questão de foco, de prioridades.
          Não custa lembrar que o meio mais barato de se atrair investimento e gerar renda ainda é a cultura. Investir em cultura é preservar a sua identidade e sua história. Divulgar essa cultura é fomentar o turismo, e isso gera empregos. Gerando empregos com turismo e cultura, está se preservando a nossa história. Isso é um circulo vicioso positivo. Alguns municípios fazem disso uma fonte de renda, outros... fazem rodeios.




2 comentários: