Seguidores

sábado, 31 de outubro de 2009

FINADOS



        O medo dos defuntos se mistura com a saudade desde os primórdios da humanidade. Acenando para outra possível vida futura, as pirâmides do Egito consagraram mortos ilustres, como os faraós e seus familiares. Hoje erguem-se campos-santo arborizados ou mausoléus com esculturas onde repousam os restos mortais dos que se foram. E mais recentemente entre nós, adotou-se também a cremação de corpos, sendo as cinzas espalhadas por monumentos naturais que eles amaram em vida, como mares, florestas e outros.
        E a lembrança dos mortos ganhou dia especial, Finados. Inúmeros devotos comparecerão aos cemitérios para rezar, acender velas e levar flores, recordando seus entes queridos.
        Segundo a lenda, sempre chove no dia 2 de novembro. Na falta de outras explicações para o fenômeno meteorológico, apela-se para interpretações folclóricas muito interessantes. Uma delas diz que chove porque a tristeza dos que perderam pessoas queridas desce dos céus sob a forma de água para lavar as mágoas dos que continuam vivendo na terra.
        De qualquer modo, é sempre bom lembrar os mortos que permanecem vivos na memória de muitos por seus exemplos de vida. Parece que, em nosso mundo atual, andam fazendo falta tantas pessoas que partiram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário