Seguidores

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ESTELIONATO ESPIRITUAL


     Alguns dicionários definem a palavra fanatismo como um zelo religioso obsessivo ou faccionismo partidário que podem levar a extremos de intolerância. É o caso das torcidas organizadas que chegam a brigas sangrentas e até a homicídios. Nociva também seria a adesão cega a algum princípio religioso. Os exemplos se multiplicam. Semana passada um pai deixou a filha morrer, pois se recusou a usar a medicina por acreditar no poder de sua oração para conseguir a cura. Há também um segmento de crentes que se recusa a permitir a transfusão de sangue por acreditar que nele estaria localizada a alma.
     Com frequência surgem pregadores que prometem intervenção divina para solucionar problemas financeiros ou de saúde que acometem seus fiéis. Alguns vendem esses pseudomilagres e acabam caindo em um estelionato espiritual, pois não têm como entregar a mercadoria por muitos comprada. Outros, agindo de boa fé, acabam imaginando que Deus pode ser convocado a qualquer momento para saldar dívidas contraídas por erro de cálculo ou para recuperar de alguma doença aqueles que deixam de recorrer aos tratamentos convencionais. Eximem-se da responsabilidade de andar com as próprias pernas e de sustentar-se com o suor do rosto, como recomenda sabiamente a Bíblia. E ainda insistem em tomar o santo nome de Deus em vão.
     A crendice e o fanatismo sufocam. Se eles são uma doença mental, seria necessário que os seus portadores procurassem uma terapia. O que nem sempre acontece. Os paranóicos às vezes encontram segurança nessas enfermidades e delas tiram algum proveito.
     Algumas atitudes inadequadas podem também ser fruto da recusa ao exercício de pensar, refletir, ouvir, perceber as diferenças e outros mundos. O fanático perde ou renuncia a liberdade de pensar. O fanático é uma pessoa humanamente muito pobre.
     O professor Alceu de Amoroso Lima afirmava preferir o ateu ao crendeiro. Ele comparava o primeiro a uma terra nua. E o outro, ele o tinha como um campo cheio de espinhos e de ervas daninhas. Quando surge uma boa semente no campo nu, ela florece e produz muito fruto. A mesma semente lançada no outro campo acaba asfixiada antes de germinar.
     Mas, felizmente, enquanto houver esforço para reflexão e diálogo, os fanáticos não estarão reinando absolutos.

Um comentário:

  1. Para quem quiser saber, Alceu Amoroso Lima foi um dos maiores filósofos católicos com livros editados sob o pseudônimo de Tristão de Atayde. Estou com o Paulo e não abro.

    ResponderExcluir